Arroz de Polvo

 Em Receitas

O polvo é a espécie mais comum na costa portuguesa, podendo ser encontrada a profundidades superiores a 150 metros.

Dificuldade: média.
Tempo: médio.
Doses: 4.

O polvo é uma espécie carnívora, tem especial preferência por crustáceos (com os caranguejos, navalheiras), seguindo-se os moluscos e os pequenos peixes. Caça habitualmente ao entardecer e pode mudar de cor para enganar as suas presas. No caso de as presas terem casca, o polvo-comum utiliza o bico para as perfurar antes de sugar o interior. Para garantir um polvo fresco e selvagem, com certificado de lota, encomende na Conceito de Peixe – 966062562

INGREDIENTES

– 1 cebola picada
– 2 polvos da nossa costa, com cerca de 800 grs cada
– 2 folhas de louro
– 4 dentes de alho picados
– 500 gramas de Arroz
– 2 dl de azeite Reserva Marvão
– 3 tomates pelados
– 1 molho de coentros cortados aos bocados
– sal q.b
– 1 copo de vinho branco
– pimenta q.b

PREPARAÇÃO

Peça para limpar/arranjar o polvo na Conceito de Peixe. Coloque o polvo a cozer numa Panela pressão com água até os polvos estarem tapados, um alho e uma folha de louro. Deixe cozinhar durante 12 a 15 minutos.
Assim que o polvo estiver cozido, corte-o em pequenos pedaços. Deixe refogar num tacho à parte, a cebola, azeite, os alhos e a folha de louro. Depois, junte o tomate cortado em pedaços e deixe refogar mais um pouco( 4 a 5 minutos). Agora, acrescente o arroz e deixe fritar um pouquinho. Junte o vinho Branco, a água de cozer o polvo e deixe a cozer durante cerca de 10/12 minutos. Decorrido o tempo, junte o polvo e deixe ferver 1 a 2 minutos. Acrescente os coentros picados e regue com um fio de azeite Reserva Marvão. Tape o tacho, desligue o lume e deixe ficar um ou dois minutos até ser servido. E já está! Para tornar a refeição ainda mais deliciosa, acompanhe com um distinto vinho (tinto ou branco) da Herdade da Mingorra.

Bom apetite!

Artigos Recentes

Deixar um Comentário