Receita de Dourada em Molho Especial

 Em Receitas

Receita de fácil execução, a Dourada em Molho Especial é um prato delicioso, ideal para dias mais friorentos e chuvosos, e para quando queremos dar descanso à churrasqueira.

A DOURADA (nome cientifico Sparus Aurata) tem um corpo oval de cor cinzento-prata e uma mancha dourada entre os olhos, que está na origem para o nome “dourada”.
É encontrada no Atlântico Nordeste e Mar Mediterrâneo, onde habita em zonas até 150 metros de profundidade. Vive solitária ou em pequenos cardumes e alimenta-se de moluscos, crustáceos como caranguejo, lapas, mexilhão e ouriços-do-mar.
Reproduzem-se de outubro a dezembro. Os métodos de captura da Dourada são por arrasto / redes de emalhar e aparelho de anzóis.

Dificuldade: fácil.
Tempo: médio.
Doses: 2.

INGREDIENTES

– 2 colheres de sopa de azeite
– 1 cebola pequena cortada em fatias finas
– 2 dentes de alho esmagados
– 3 tomates sem pele e sementes cortados aos cubos
– 350 ml de água
– 2 colheres sopa de salsa picada
– 2 douradas de 600 / 650 gramas cada limpas e escamadas pelo Conceito de Peixe
– Sal q.b.

PREPARAÇÃO

Passe na Conceito de Peixe para compre douradas com garantia de qualidade e frescura, e prepare-se para confecionar uma refeição especial. Aproveite e veja com os seus olhos a frescura dos nossos peixes. 😊
Aqueça o azeite numa panela grande e rasa, em lume baixo. Junte a cebola e deixe refogar, mexendo de vez em quando, durante 5 a 6 minutos. Adicione os alhos, o tomate em cubos e a água. Aumente o lume para levantar a fervura e, de seguida, junte a salsa picada. Após alguns minutos (2 a 3 m) de fervura, reduza para lume baixo e tempere com sal.

Acrescente as douradas ao molho, deixando cozinhar em lume brando durante 6 a 8 minutos de cada lado.
Retire as douradas da panela, passe o molho pelo passador e coloque o molho novamente na panela deixando ferver por mais alguns minutos em lume brando, enquanto retira as espinhas dos filetes da dourada, colocando-os depois em pratos.

Ajuste o tempero do molho e coloque algumas colheres deste por cima dos filetes. Sirva logo de seguida, acompanhando com arroz de legumes ou esparregado.

Bom apetite!

Artigos Recentes

Deixar um Comentário