Lombo de Badejo no Forno

 Em Receitas

O Badejo no Forno é uma receita deliciosa e saudável. Conhecido como o “primo do bacalhau”, este peixe caracteriza-se pela sua consistência e distinção no sabor.

Dificuldade: média.
Tempo: médio.
Doses: 2.

O Badejo é um predador voraz. Alimenta-se da vida marinha que abunda nas zonas onde se cruzam as correntes quentes e frias do Oceano, como acontece nos grandes bancos da Terra Nova.

Os badejos crescem depressa porque têm uma dieta diversificada e abundante. Os mais novos alimentam-se de pequenos organismos animais que compõem o zooplâncton e de pequenas larvas, bivalves e crustáceos. Os adultos preferem os peixes: comem arenques, pescadas, tamboris ou mesmo bacalhaus mais novos e desprevenidos. Para garantir um peixe fresco e selvagem, com certificado de lota, e deliciar-se com uma refeição de Badejo no Forno, encomende na Conceito de Peixe – 219 280 343.

INGREDIENTES

– 2 Lombos de badejo (250 g cada)
– Sumo de 1/2 limão
– Flor do sal da marca loja do sal
– Pimenta
– Azeite de Marvão reserva

Para o Molho de Azeite com ervas aromáticas

– 3 colheres de sopa de azeite Marvão Reserva
– 3 colheres de sopa de ervas frescas (manjericão, alecrim, tomilho e raspas de limão)
– Sumo de 1/2 limão
– Flor do sal da Loja do Sal

PREPARAÇÃO

Pegue no Badejo fresco da Conceito de Peixe e tempere-o com sal, pimenta e meio limão. Reserve 15 a 20 minutos numa frigideira, coloque o azeite e leve o peixe em lume brando até ambos os lados do badejo ficarem alourados.
Coloque os lombos de Badejo no forno pré aquecido a 200 graus num tabuleiro untado com azeite durante 8 minutos. Retire os lombos, vire e volte a colocar no forno por mais 8 minutos.

Pegue num almofariz e esmague as ervas aromáticas com o sal da Loja do Sal. Junte o limão, azeite e misture muito bem.

Coloque esta mistura num papel vegetal, enrole, e leve ao congelador até que solidifique. Na hora de servir corte esta mistura em rodelas e coloque sobre o peixe ainda quente. Sirva com um arroz de berbigão.
Bom Apetite!

Bom apetite!

Artigos Recentes

Deixar um Comentário