Lombo de Robalo do Mar com Limão e Acelgas Salteadas

 Em Receitas

O Lombo de Robalo do Mar com Limão e Acelgas Salteadas é uma receita simples, mas deliciosa. Não fosse ela feita com o delicioso robalo dos nossos mares!

O robalo é um peixe comum em todo o Mediterrâneo, no mar Negro e no Atlântico Nordeste, da Noruega ao Senegal. Vive em águas costeiras, até uma profundidade de 100 m (normalmente no inverno), bem como em águas salobras de estuários e lagunas costeiras (no verão), podendo, ocasionalmente, ser encontrado em rios. 

Dificuldade: fácil.
Tempo: Médio.
Doses: 4.

O Robalo prefere águas agitadas com rebentação para se alimentar. Alimenta-se, essencialmente, de pequenos peixes e de uma grande variedade de invertebrados como caranguejos, navalheiras, lulas, chocos, polvo e camarão. As principais artes de pesca utilizadas na captura do robalo são o aparelho de anzol e palangre.

INGREDIENTES

– Lombo de robalo (com cerca de 800 grs)
– 500 gramas de acelgas
– 400 gramas de tomate
– 1 limão
– 1,5 dl Azeite Marvão
– Flor de sal q.b.
– Orégãos q.b.
– 4 dentes alho

PREPARAÇÃO

Cortar o tomate em rodelas, temperar com sal, azeite, orégãos e quatro dentes de alho. Levar ao forno a 190ºC, durante quatro minutos. Colocar num tacho água e sal (a gosto) e cozer as acelgas. Escorra as acelgas e corte-as em tiras ligeiramente largas. Num tacho, deite o azeite Marvão e dois dentes de alho cortados às rodelas, e salteie as acelgas por uns instantes (cerca de dois minutos).

De seguida, corar o lombo de robalo em azeite Marvão, juntar dois dentes de alho, raspas e o sumo de limão.
Servir numa travessa colocando as acelgas salteadas, o tomate e o lombo do robalo por cima, polvilhado com flor de sal.

Bom apetite!

Artigos Recentes

Deixar um Comentário