Choquinhos à Algarvia

 Em Receitas

O Choco é um peixe muito saboroso e existem várias formas de fazer deliciosos pratos. Neste artigo, apresentamos uma receita de Choquinhos à Algarvia. Uma maravilha!

O Choco tem um corpo oval achatado, com uma concha interna, a siba, oito braços com fiadas de ventosas e dois tentáculos longos e retrácteis que utiliza para capturar as presas. O corpo castanho-esbranquiçado apresenta frequentemente bandas dorsais escuras. Produzem sépia, um líquido escuro que expelem quando se sentem em perigo e que é utilizado na produção de tintas.

É encontrado essencialmente no Atlântico Nordeste, onde habita junto ao fundo marinho, sendo mais
comum até aos 200 m. Predador nocturno, alimenta-se preferencialmente de caranguejos, bivalves e peixes. Migra no Verão para águas mais costeiras; a reprodução ocorre entre os meses de Fevereiro e Outubro.

Capturado através de redes de emalhar, armadilhas (covos) e à mão com toneiras. Os chocos são chamados de “camaleões do mar” pela capacidade de mudarem de cor e padrão do corpo, de modo a se camuflarem e protegerem dos predadores.

Dificuldade: média.
Tempo: médio.
Doses: 2.

INGREDIENTES

– Chocos pequenos – 1 Kg
– Alho – 8 / 10 Dentes
– Louro – 1 Folha
– Vinho Branco – 0,5 cl
– Azeite reserva Marvão – 3 a 4 colheres sopa
– Sumo de 1 limao
– Coentros
– Sal q.b.

PREPARAÇÃO

Para fazer os Choquinhos à Algarvia, pegue primeiro nos chocos pequenos limpos (que comprou na Conceito de Peixe, certo!?:)) e tempere com sal. Numa frigideira, tapar o fundo com azeite e deitar lá para dentro os dentes de alho esmagados com pele ( impede o alho de queimar) e a folha de louro, deixando a casca do alho alourar um pouco.

Depois adicionar os chocos e quando começarem a ganhar cor, baixe o lume e adicione vinho branco, apenas para dar sabor e impedir a frigideira de ficar seca. Quando os chocos começarem a libertar água, tape e espere uns 10 minutos para cozinhar.

Passado os 10 minutos, destape e volte a aumentar o lume para o máximo, para evaporar o líquido, quando evaporar, retirar do lume e adicionar coentros picados e também sumo de limão.

E está pronto a servir! Tradicionalmente, é acompanhado por batata cozida ou arroz branco.

Bom apetite!

Artigos Recentes

Deixar um Comentário