Sável frito com açorda de ovas e pão

 Em Receitas

O sável é um peixe migrador, que deixa o mar para subir os rios na época da reprodução. A construção de barreiras nas vias migratórias tem sido apontada como uma das principais causas para a redução acentuada das populações desta espécie.

Dificuldade: média.
Tempo: médio.
Doses: 4.

Durante a migração para as zonas de postura nos rios, o sável não se alimenta. No entanto, nas zonas estuárias e costeiras, a sua alimentação é constituída essencialmente por pequenos crustáceos, podendo, também, ingerir alguns peixes. No mar, alimenta-se essencialmente de crustáceos. Para garantir um sávelo fresco e selvagem, com certificado de lota, encomende na Conceito de Peixe – 219 280 343.

INGREDIENTES

– 1 sável com cerca de 1,5 Kg, de prefêrencia com ovas
– 1 pão grande de trigo ou centeio
– Sumo de 4 limões
– 5 dl de azeite Reserva Marvão
– 2 dentes de alho
– Louro, coentros e sal

PREPARAÇÃO

Encomende o peixe sável no Conceito de Peixe, e peça para limpar, cortar a cabeça ao peixe e o resto do corpo em postas muito finas, e coloque de parte.
Coza na água temperada com cristais de sal (Loja do sal), louro e azeite reserva Marvão, as cabeças e a ovas dos sável.
Parta o pão em bocados para uma tigela funda e deite a água quente de cozer a cabeça e asovas sobre os bocados de pão. Repouse um pouco o pão para ficar completamente embebido em água. Aqueça numa frigideira o azeite com os alhos picados e deite sobre a mistura de pão. Mexa bem para envolver tudo.

De seguida, desfaça a ova cozida e mexa novamente para envolver no pão. Leve em lume brando e regue com o sumo de limão, coloque os coentros picados e mexa até obter uma massa uniforme. Passe as postas finas do sável em farinha, frite em azeite quente e escorra em papel absorvente. Sirva juntamente com a açorda de pão e ovas.

Bom apetite!

Artigos Recentes

Deixar um Comentário