Sopa de Cação com Coentros

 Em Receitas

Para os apreciadores de sabores alentejanos, aqui fica uma receita de sopa de cação, uma iguaria incontornável da gastronomia alentejana. Simples de preparar, deixa um aroma intenso provocado pelo peixe e pelos coentros.

Existem cerca de 368 espécies diferentes de tubarões, que são divididas em 30 familias. Estas diferentes famílias de tubarões, variam muito em aparência, estilo de vida e de alimentação. Eles têm diferentes formas, tamanhos, cores, barbatanas, dentes, habitat, alimentação, método de reprodução, e outras características. Alguns tipos de tubarão são muito raros, e alguns são bastante comuns (como o tubarão cação e tubarão-touro). O tubarão ou cação pertence grupo dos peixes cartilaginosos.

Os tubarões são um tipo de peixe que não possuem ossos apenas cartilagens.Cartilagem, é uma substância fibrosa forte. São peixes carnívoros, que se alimentam de outros peixes, crustáceos, moluscos, aves e mamíferos marinhos.

Artes de pesca / Captura: Através de aparelhos de anzóis ou redes de emalhar.

Dificuldade: média.
Tempo: alto.
Doses: 2.

INGREDIENTES

– 4 postas largas de cação já amanhado e limpo na Conceito de Peixe
– 3 dentes de alho picados
– 1 cebola picada
– 1 cl de Azeite Marvão (Azeitona Galega)
– 1,5 lt água quente
– 1 cl Vinho branco
– 1 Folha de louro
– 1 Ramo de coentros frescos picados
– 4 colheres de sopa de farinha maizena
– sal q.b.

PREPARAÇÃO:

Tempere as postas de cação com sal , reservando de seguida. Leve ao lume um tacho com o fundo coberto de azeite, a cebola picada, os alhos, os coentros picados e a folha de louro partida ao meio. Mexa e deixe refogar por uns instantes. Junte a farinha,  0,25 dl de água quente e mexa até a farinha estar desfeita. Deixe o molho ganhar cor e consistência. Adicione as postas do cação e regue com o vinho branco. Acrescente água quente aos poucos até o molho estar engrossado, apague e a sua sopa de cação com coentros está pronta a servir. Pode adicionar numa tigela onde vai servir a sopa alguns croutons ou pedaços de pão (de preferência pão consistente). Acompanhe com um vinho da Herdade da Mingorra (Vinho Branco Reserva).

Nós levamos a sua casa! – 966 062 562.

Bom apetite!

Foto: salsa&coentros.com

Artigos Recentes

Deixar um Comentário